gerar audiência

O que significa “gerar audiência” para um escritor?

No meu último artigo citei três pilares fundamentais para o sucesso do marketing de um escritor. Quem domina essas três áreas, muitas vezes nem precisa escrever tão bem. Especialmente quando o objetivo é mais financeiro que artístico. Hoje eu quero falar exatamente sobre o que realmente significa gerar audiência para um escritor.

As redes sociais criaram uma ideia muito errada sobre audiência na cabeça das pessoas.

Se eu lotar um auditório com 200 pessoas, posso considerar um sucesso. Mas se a minha transmissão ao vivo receber esse mesmo volume de pessoas, é um fiasco. Entende a loucura? A gente começou a subestimar e superestimar os números, como se fosse simples ter a atenção de tantas pessoas ao mesmo tempo.

Acredito que o pessoal dos infoprodutos começou a despirocar por causa da taxa de conversão. Geralmente vendemos para 5 a 10% do público. Ou seja, se você reunir 500 pessoas pode ter a previsão de 25 a 50 vendas. Logo, se você coloca 200 pessoas, pode ter até 20 vendas. Não é uma regra. É uma estatística.

Logo todo mundo foi contaminado por esse pensamento. Principalmente após a pandemia da COVID-19. Todo dia tinha uma live diferente. Show do Raça Negra, cavalo levando apresentador embora, tiroteio. Enfim. Uma loucura. A verdade é que se você conseguir levar 10 ou 20 pessoas para a sua primeira live, já é um sucesso. Não dá para comparar seu trabalho com o de outros influenciadores.

Mas até fazer a live, existe um longo caminho de construção de público. Precisamos começar dos primeiros passos.

Tá. Como eu posso gerar a minha audiência então?

No meu livro Como Usar o YouTube no seu Negócio, falo sobre o método COD:

  • Consistência
  • Otimização
  • Divulgação

Não há forma melhor de começar a construir seu público.

Não adianta querer vender, se você aparece apenas nos momentos mais oportunos. Também não adianta querer atingir as pessoas certas, se você não tem a menor ideia de quem são essas pessoas. Muito menos querer ser encontrado, se você não sabe se promover.

Meu conselho inicial é entender que no mundo atual, em 2025, nenhum profissional é apenas aquilo que formou. Hoje todos somos (ou precisamos ser) influenciadores digitais. As suas vendas estão cagando e andando se você gosta de redes sociais ou não. Elas dependem isso.

Sem querer fazer discurso para vender o meu peixe, mas é o que digo e repito para todos que me procuram. Até dá para fazer do jeito antigo, mas você é realmente tão bom ao ponto de dispensar um trabalho de marca? Até a Coca-Cola ainda investe em anúncios. Será que você vai inventar a cura do câncer ou algo assim?

Outra coisa: você tem tempo para fazer do jeito antigo e esperar te descobrirem?

A maioria das pessoas não tem esse tempo.

Primeiro passo para construir seu público de leitores

Faça um planejamento. Escritores tradicionais torcem o nariz para a parte de marketing de seus livros. Eles estão certos, mas você não é um escritor tradicional e já entendeu que isso aqui é essencial em 2025.

O planejamento precisa incluir seu nicho (sobre o que você escreve? qual o tema do seu livro?), público-alvo (quem são as pessoas que se interessarão pelo que você tem a dizer? em quais redes sociais estão? quais são suas dúvidas, perguntas e desafios?), concorrentes (quem são os bastardos que estão roubando seu público-alvo e tirando dinheiro do seu bolso? quanto estão cobrando para enganar seus leitores? em quais redes estão? o que eles fazem de bom ou ruim?) etc.

Depois disso, você começa a construir um trabalho de atração.

Na maioria das vezes, você pode começar com um perfil no Instagram e uma conta no Substack. Motivos? Todo mundo está no Instagram. E o Substack te permite criar newsletter e blog sem pagar nada, além de ser uma rede completa voltada para escritores.

Defina a sua linha editorial e comece a trabalhar seus conteúdos. Quando sentir que pode, invista em anúncios. Se você nunca sentir que pode, reconsidere a sua ideia de virar escritor ou qualquer tipo de empreendedor.

Verdade dói, né? Eu sei. Mas não sou psicólogo e nem tenho intenção de pegar leve. O começo nunca é fácil para ninguém. Eu sei disso porque já estive nessa posição. Bota a mão na massa e vamos para o jogo.

Quer saber mais?

Me manda uma DM no Instagram para a gente conversar sobre como vou te ajudar a gerar audiência no seu perfil.