perguntas e respostas

Como saber se minha história é boa?

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Sua história é boa quando ela provoca algo no leitor — seja emoção, reflexão, desconforto, curiosidade ou até raiva. Uma boa história não precisa ser perfeita, mas precisa ter alma, conflito e propósito narrativo. Se ela faz alguém querer continuar lendo, ela tem algo que vale a pena.


O que define uma boa história?

Não é o número de páginas. Nem a complexidade da linguagem. Nem quantas vezes você usou a palavra “inescrutável”.

Uma boa história geralmente tem:

  • Personagens com desejo e algo a perder

  • Conflito real (interno, externo ou ambos)

  • Ritmo envolvente, sem barriga

  • Transformação — de alguém, de algo, de alguma ideia

  • Autenticidade de voz — soa como algo que só você poderia ter escrito

Se ela emociona, prende ou incomoda — ela funciona.


Sinais de que sua história tem potencial (mesmo que você duvide)

  • Você não consegue parar de pensar nela

  • Alguém que leu pediu pra ler mais

  • O texto te provoca enquanto você escreve

  • Você já reescreveu várias vezes — não por insegurança, mas por desejo de deixar melhor

  • Você sente que, mesmo imperfeita, a história tem algo verdadeiro ali dentro


Como testar se a história está funcionando?

1. Leia em voz alta

Você ouve o ritmo, os engasgos, o que soa forçado.

Se você bocejar com seu próprio texto, o leitor vai dormir.

2. Mostre para alguém de confiança (não apenas a mãe)

Escolha leitores beta sinceros. Gente que lê com olho crítico, mas quer te ver crescer — não te destruir.

3. Esqueça o texto por alguns dias e volte depois

O distanciamento vai te mostrar o que é preciosidade e o que é enrolação.

4. Peça para resumirem sua história em uma frase

Se ninguém souber explicar do que ela trata, talvez falte clareza.


O que não significa que sua história é ruim (mas muita gente acha que sim)

  • Ter dúvidas sobre ela.

  • Ser diferente do que os outros escrevem.

  • Não seguir fórmulas de mercado.

  • Não agradar todo mundo.

  • Mexer com assuntos polêmicos ou desconfortáveis.

Escrever é mexer em vespeiro — não fazer amizade.


E se ninguém gostar?

A real é: nem toda história é para todo mundo.
Mas toda história pode encontrar seu público — se tiver consistência, emoção e identidade.

Às vezes o problema não é a história. É a versão atual dela.

  • Talvez falte revisão.

  • Talvez o começo esteja fraco.

  • Talvez você ainda não tenha escavado o ouro da ideia.

Mas boa história não nasce pronta. Ela vira boa no processo.


FAQ: Minha história é boa?

Preciso que todo mundo goste da minha história?
Não. Se todo mundo gosta, é sinal de que você pode estar jogando no seguro demais. O ideal é: toque alguém profundamente, mesmo que incomode outros.

E se eu achar que minha ideia é clichê?
A execução importa mais do que a ideia. Tema batido com uma nova abordagem vira obra-prima.

Como saber se a história está clara?
Peça para alguém ler e resumir. Se ele não souber explicar o que está em jogo, talvez você precise ajustar o foco.

Vale a pena continuar escrevendo se eu duvidar da qualidade?
Sim. Aliás, dúvida é sinal de que você se importa. Só quem se acha gênio o tempo todo é ruim e não sabe.